Plataforma Nuvem

Aplicativos baseados na Internet

Oracle lança banco de dados NoSQL

with 2 comments

O Oracle NoSQL Database, que fará parte da linha de produtos “Big Data” da Oracle, oferece tecnologia NoSQL voltada para corporações.

Oracle_NoSQL_Database

O produto será oferecido em duas edições: Community, sob uma licença open source, e Enterprise, sob uma licença comercial. No momento em que este artigo foi escrito, a edição Community ainda não havia sido liberada.

O propósito do Oracle NoSQL Database é fornecer capacidade de leitura e gravação escalável horizontalmente para centenas de servidores, mantendo a latência dentro de limites, com facilidade de administração e um modelo de programação simples.

A base tecnológica é o Oracle Berkeley DB Java Edition. O modelo de dados é chave/valor, com sub-chaves. Há suporte para transações ACID e para alta disponibilidade via replicação.

A aplicação deste novo produto é o gerenciamento de quantidades enormes de dados com esquemas dinâmicos. Alguns cenários de utilização são registros de servidores web, dados de sensores e dispositivos de medição, dados de personalização, dados de redes sociais, armazenamento para dispositivos móveis e desenvolvimento ágil de aplicações.

Ao contrário de muitos produtos NoSQL, o Oracle NoSQL Database não adota o estilo “eventualmente consistente”, que torna o desenvolvimento mais complexo por transferir para os aplicativos a responsabilidade por assegurar a consistência dos dados. Em lugar disto, o banco de dados gerencia a consistência de acordo com opções configuráveis para vários cenários.

Na análise de Daniel Abadi, um aspecto muito interessante é que a Oracle não copiou os produtos similares, mas fez escolhas diferentes.

About these ads

Written by Fernando Correia

24/out/2011 at 21:25

Publicado em Geral

Tagged with ,

2 Respostas

Subscribe to comments with RSS.

  1. Parabéns pela matéria, Você já realizou testes?

    Obrigado,
    Adélio

    Adélio.

    26/out/2011 at 13:29

  2. Ainda não, Adélio. Estou estudando muito o Azure. Mas uma hora quero tirar um tempo para dar uma olhada no Oracle NoSQL também. Eu acho que o mais relevante da notícia é ver a Oracle começar a se mexer para a nuvem também.

    Fernando Correia

    26/out/2011 at 16:29


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.