Plataforma Nuvem

Aplicativos baseados na Internet

Plataforma Windows Azure

leave a comment »

A Plataforma Windows Azure é uma plataforma de nuvem da Microsoft utilizada para hospedar aplicativos em datacenters. É uma oferta de plataforma como serviço (PaaS).

Esta plataforma é composta por vários serviços:

  • Windows Azure, um sistema operacional que fornece recursos escaláveis de processamento e armazenamento;
  • SQL Azure, uma versão adaptada para a nuvem do SQL Server;
  • Windows Azure AppFabric, uma coleção de serviços de apoio.

Windows Azure

Windows Azure é um sistema operacional de serviços de nuvem que fornece o ambiente para desenvolvimento, hospedagem e gerenciamento de aplicativos da plataforma Windows Azure. É um serviço de processamento e armazenamento de dados com características de escalabilidade e elasticidade.

O Windows Azure pussui cinco componentes:

  • Compute: Executa código de aplicativos em máquinas virtuais com um ambiente Windows Server modificado. Uma aplicação Azure é composta por várias instâncias de VM, cada uma desempenhando um determinado papel: Web Role para instâncias com aplicativos web ou web services dentro do Internet Information Services (IIS); Worker Role para instâncias que executam código fora do IIS; e VM Role, para executar imagens de disco do Windows Server 2008 R2 preparadas e configuradas pelo cliente do Azure.
  • Storage: Armazena dados de várias maneiras. Table Service armazena entidades na forma de tabelas de forma escalável; Blob Service armazena dados binários; Drive simula um disco (um volume NTFS) dentro do Blob Service; Queue Service é um sistema de enfileiramento de mensagens para comunicação assíncrona.
  • Fabric Controller: Inicia, gerencia, monitora e atualiza aplicativos.
  • Content Delivery Network (CDN): Acelera o acesso a dados binários mantendo cópias em várias regiões do mundo.
  • Connect: Permite estabelecer conexões seguras entre aplicativos locais e aplicativos no Azure.

SQL Azure

SQL Azure é um serviço em nuvem que oferece recursos de armazenamento de dados com alta disponibilidade e tolerância a falhas. Ele permite consultas relacionais aos dados armazenados, que podem ser estruturados, semi-estruturados ou documentos não-estruturados.

O SQL Azure é construído sobre o SQL Server, mas apenas expõe um subconjunto de suas funcionalidades e tipos de dados. Ele utiliza a linguagem Transact-SQL para consultas e o formato Tabular Data Stream como protocolo de acesso. A forma recomendada para acesso a dados é o WCF Data Services.

AppFabric

Windows Azure AppFabric é parte da plataforma Windows Azure e fornece diversos serviços de middleware que aumentam o nível de abstração e diminuem a complexidade de aplicativos para nuvem:

  • Access Control: Fornece uma maneira para aplicativos web e web services identificarem usuários e controlarem acesso. Estabelece um mecanismo para conversão das credenciais de segurança externas em credenciais que o aplicativo entenda. Também pode ser utilizado para gerenciar as permissões dos usuários.
  • Service Bus: Fornece recursos para comunicação segura entre aplicativos distribuídos e desconectados. Suporta diversos protocolos e padrões de comunicação e mensagem e trata aspectos como garantia de entrega, confiabilidade e escala.
  • Caching: Fornece um serviço de cache distribuído em memória, para acesso a dados com alta velocidade, escalabilidade e alta disponibilidade.
  • Integration: Provê recursos do BizTalk Server, tais como conectores, transformação de formatos de mensagens e filas de mensagens. Ainda em desenvolvimento.
  • Composite App: Fornece ferramentas e APIs para desenvolvimento e hospedagem de aplicativos compostos. Ainda em desenvolvimento.

Conclusão

A plataforma Windows Azure inclui uma ampla gama de recursos para desenvolvimento, hospedagem e gerenciamento de aplicativos em nuvem, com características de escalabilidade, elasticidade e alta disponibilidade. A plataforma também fornece recursos para conectar estes aplicativos a outros, tanto na nuvem como locais.

Para maiores informações, visitar o site brasileiro da Windows Azure Platform.

Written by Fernando Correia

23/abr/2011 às 15:41

Publicado em Geral

Tagged with

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s