Plataforma Nuvem

Aplicativos baseados na Internet

Adobe compra Nitobi

with one comment

A Adobe incorporou a Nitobi, desenvolvedora do PhoneGap, que é um framework para desenvolvimento de aplicativos para dispositivos móveis utilizando tecnologias da Web.

phonegap

Com PhoneGap, utiliza-se HTML, CSS e JavaScript para desenvolver aplicativos nativos para diversas plataformas móveis, com acesso a recursos como acelerômetro, câmera, bússola, contatos, arquivos, localização geográfica, vídeo, áudio, rede, notificações, vibração e armazenamento.

A incorporação da equipe da Nitobi à Adobe irá reforçar o posicionamento da Adobe no mercado de ferramentas de desenvolvimento multiplataforma com tecnologias Web.

O framework PhoneGap em si é open source. Como parte do acordo, a propriedade deste código-fonte e a coordenação do projeto serão transferidas para a fundação Apache. Andre Charland, CEO da Nitobi, explica que a Adobe não ganha dinheiro com royalties sobre runtimes, mas com ferramentas, serviços e soluções.

Um exemplo é o PhoneGap Build, um serviço online que empacota aplicativos HTML, CSS e JavaScript na forma de aplicativos nativos prontos para serem colocados nas lojas de aplicativos Apple iOS, Google Android, Palm, Symbian, BlackBerry e outros.

A aposta da Adobe é que a tecnologia aberta, no padrão Web, terá um grande diferencial competitivo no mercado de soluções para desenvolvimento de aplicativos móveis.

Written by Fernando Correia

7/out/2011 às 08:22

Publicado em Geral

Tagged with , , ,

Uma resposta

Subscribe to comments with RSS.

  1. Se continuar gratuito ta bom

    Marcelo

    9/nov/2011 at 15:58


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s